Mais velha que seu próprio país, Tane Koleci, de 113 anos, nasceu no norte da Albânia - país que declarou indepedência em 1912 - e gasta os 20 euros que recebe de ajuda social com café e tabaco.
Tane, que está quase surda e tem problemas de visão, toma quatro xícaras de café depois que acorda e mais quatro durante o dia, além de fumar 10 cachimbos por dia, o que equivale a 1kg de tabaco por mês e custa quase 20 euros, valor da ajuda social.
O quarto de Tane não possui calefação ou luz elétrica e possui somente uma cama, onde a idosa passa grande parte do dia, levantando-se apenas para tomar um pouco de sol.
Tane começou a fumar escondido ainda na infância, quando ficou orfã, e foi trabalhar em uma fazenda onde areava a terra e cuidava do gado. Casou aos 26 anos e nunca teve filhos. Hoje ela vive com o primo Mexhid Koleci e sua mulher.
Segundo Mexhid, Tane sempre teve uma boa alimentação, nunca ingeriu álcool e raramente adoece. Passa grande parte do dia deitada na cama, levantando-se apenas para tomar um pouco de sol.
“Além das Palavras”: Um blog que transcende o óbvio e mergulha nas profundezas da expressão. Aqui, palavras ganham vida, ecoam significados e se entrelaçam com experiências, literatura e reflexões. Dos versos poéticos aos relatos científicos, este espaço é um convite para ir além do que as palavras aparentam. Seja bem-vindo a um universo onde cada frase é mais do que meras letras; é uma jornada de descoberta
27 de mar. de 2010
Marcadores:
albania,
alcorão,
batista,
igreja,
islãmismo,
jesus,
maomé. bíblia,
missões missionários,
muçulmano,
pastor
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário