ALBÂNIA onde há perseverança há esperança...

Para os Muçulmanos que buscam...

Para os Mulsumanos que buscam... IsaalMasih.net

3 de jan. de 2011

ALEGAÇÕES

 
O que Jesus tinha para dizer sobre Si mesmo?

Lenda, Lunático, Mentiroso,
ou Senhor e Deus?

No seu famoso livro "Cristianismo Autêntico", Lewis fez a seguinte declaração, "Um homem que fosse um simples homem e dissesse o tipo de coisas que Jesus disse, não seria um grande professor de moral.
Ele seria ou um lunático, igual a um homem que diz que é um ovo cozido, ou ele seria o próprio diabo do inferno. Você terá que fazer sua escolha. Ou ele era e é o Filho de Deus, ou é um louco ou algo pior. Você pode tê-lo por um tolo, ou você pode cair aos seus pés e chamá-lo Senhor e Deus. Mas não é permitido vir com algum disparate sobre ele ser um grande mestre. Ele não nos deixou esta opção."
Jesus poderia ser somente uma de quatro coisas: uma lenda, um mentiroso, um lunático -- ou Senhor e Deus. Há tantas evidências históricas e arqueológicas para apoiar Sua existência que cada historiador com reputação concorda que Ele não foi somente uma lenda. Se Ele fosse um mentiroso, por que Ele iria morrer por Suas alegações, quando Ele poderia simplesmente ter evitado morte tão cruel com a escolha de algumas poucas palavras? E, se Ele fosse um lunático, como Ele se envolvia em debates tão inteligentes com seus opositores ou administrava a tensão de sua traição e crucificação, enquanto continuava a demonstrar um amor profundo por seus antagonistas? Ele afirmou que era Senhor e Deus. A evidência apóia a esta alegação.
A seguir, algumas das alegações chaves que Jesus fez sobre Si mesmo.

AS ALEGAÇÕES DE JESUS

Ele alegou viver uma vida sem pecado
Jesus pode olhar para uma multidão irada por causa de Sua alegação de possuir a mesma natureza que Deus, e perguntar:  "Qual de vocês pode apontar algum pecado em minha vida?" Ainda mais surpreendente é que ninguém pode responder-Lhe nada! Nenhum ser humano jamais viveu uma vida sem pecado, exceto Jesus.
João 8:28-29 "Então Jesus disse: Quando vocês levantarem o Filho do Homem, saberão que Eu Sou, e que nada faço de mim mesmo, mas falo exatamente o que o Pai me ensinou.  Aquele que me enviou está comigo; ele não me deixou sozinho, pois sempre faço o que lhe agrada."
João 8:46-47 "Qual de vocês pode me acusar de algum pecado?  Se estou falando a verdade, por que vocês não crêem em mim? Aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz. Vocês não o ouvem porque não pertencem a Deus."

Ele alegou ser o ÚNICO caminho para Deus
Não um de vários caminhos, mas o único, o caminho. Ele não veio para ensinar o caminho, mas para ser o caminho para Deus. Jamais alguém fizera esta declaração antes e a sustentara, mas  Jesus o fez através de Seu amor, vida equilibrada e dos milagres que realizou.
João 14:6 "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida.Ninguém vem ao pai senão por mim."
Mateus 11:27 "Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar."

Ele alega ter compartilhado da glória de Deus nos Céus
Jesus alegou ter existido antes das pessoas com as quais falava. O apóstolo João -- que compartilhou do pão com Jesus -- escreveu que Jesus estava com Deus desde o princípio, e que "todas as coisas vieram a existir através dEle, e que, sem Ele nada foi trazido à existência." (João 1:1-5)
João 17:5 "E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse."

Ele alegou ser capaz de perdoar pecados
Uma das razões que fizeram com que os líderes judeus se irassem tanto contra Jesus, foi Sua constante prática de perdoar os pecados do povo. Os líderes religiosos entendiam claramente que uma vez que os pecados eram rebelião contra o próprio Deus, somente Deus poderia perdoar pecados.
Lucas 5:20-21 "Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse: Homem, os seus pecados estão perdoados. Os fariseus e os mestres da lei começaram a pensar: Quem é esse que blasfema? Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus? "
Lucas 7:48-49 "Então Jesus disse a ela: Seus pecados estão perdoados. Os outros convidados começaram a perguntar: Quem é este que até perdoa pecados?"

Ele alegou ser um Rei Celestial
Lucas 22:69 "Mas de agora em diante o Filho do homem estará assentado à direita do Deus todo-poderoso."
Lucas 23:1-3 "Então toda a assembléia levantou-se e o levou a Pilatos. E começaram a acusá-lo, dizendo: Encontramos este homem subvertendo a nossa nação. Ele proíbe o pagamento de imposto a César e se declara ele próprio o Cristo, um rei."
João 18:36-37 "Disse Jesus: O meu Reino não é deste mundo. Se fosse, os meus servos lutariam para impedir que os judeus me prendessem. Mas agora o meu Reino não é daqui. Então, você é rei!, disse Pilatos."

Ele declarou ser capaz de dar a vida eterna
Ele não somente contou ao povo como eles poderiam encontrar a vida eterna, ou aprofundar sua própria experiência de vida. Ele realmente alegou dar a vida Ele mesmo.
João 6:40 "Porque a vontade de meu Pai é que todo aquele que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia."
João 6:47 "Asseguro-lhes que aquele que crê tem a vida eterna."
João 10:28-30 "Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as poderá arrancar da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um."
João 11:25 "Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?"

Ele alegou que iria morrer e que voltaria à vida
João 10:17,18 "Por isso é que meu Pai me ama, porque eu dou a minha vida para retomá-la. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la. Esta ordem recebi de meu Pai."
João 12:32-33 "'Mas eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim. Ele disse isso para indicar o tipo de morte que haveria de sofrer."
João 16:16 "Mais um pouco e já não me verão; um pouco mais, e me verão de novo."
Lucas 18:31-33 "Jesus chamou à parte os Doze e lhes disse: Estamos subindo para Jerusalém, e tudo o que está escrito pelos profetas acerca do Filho do homem se cumprirá. Ele será entregue aos gentios que zombarão dele, o insultarão, cuspirão nele, o açoitarão e o matarão. No terceiro dia ele ressuscitará."

Ele alegou que iria voltar outra vez para julgar o mundo
Mateus 24:27-30 "Porque assim como o relâmpago sai do Oriente e se mostra no Ocidente, assim será a vinda do Filho do homem... Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória."
Mateus 25:31-32 "Quando Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial. Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes."
Marcos 14:61-62 "... Outra vez o sumo sacerdote lhe perguntou: Você é o Cristo, o Filho do Deus Bendito? Sou, disse Jesus. E vereis o Filho do homem assentado à direita do Poderoso vindo com as nuvens do céu."

Nenhum comentário: