A vida corrida, exageradamente cheira de compromissos fadantes e mesmo que no inicio eram prazerosos, com o passar do tempo se tornaram uma rotina de metas inalcançáveis, excesso de cobranças, treinamentos e reuniões excessivamente, agendas lotadas sem tempo para si mesmo e família... Isso pode indicar seriamente um forte relacionamento a curto prazo com o Estresse...
Na vida desde criança, somos cobrados segundo tradições, ideologias, cultura e mesmo religião. Com o amadurecer da idade, as cobranças ficam ainda maiores e acabam por desencadear mudanças na postura e modo de viver. Como se não bastasse, os compromissos familiares, escolares e financeiros bem como, a vontade de produzir sempre mais, tem levado milhões de pessoas e um nível inferior de qualidade de vida, alterando seus valores e conceitos.
Cientificamente falando, o que é o estresse:
O que é estresse?
O estresse é uma resposta do organismo (física ou mental) a um evento de esforço extremo ou importante, geralmente quando se sente ameaçado ou sob pressão. Essa resposta libera uma série de reações químicas no seu organismo, o que provoca reações fisiológicas.
O organismo passa por diversos tipos de alterações durante nosso dia a dia; isso acontece sempre que o cérebro entende alguma atividade como ameaçadora ou que cause pressão, denominada Síndrome Geral de Adaptação ao Estresse. Essas alterações no organismos podem ser muito positivas, como por exemplo: se alguém está passando por períodos de pressão no trabalho, o cérebro percebe e responde com alterações que ajudarão o indivíduo a concluir suas atividades com eficiência. Porém, se a pressão persistir por um longo tempo, as alterações benéficas passam a ser prejudiciais, manifestando-se no organismo de formas patológicas e com sintomas como dores de cabeça e dores de estômago.
O estresse pode ser de difícil reconhecimento e aparecer através de sensações como medo, desconforto, preocupação, irritação, frustração, indignação e nervoso. Além disso, também produz alterações físicas, como coração acelerado, músculos contraídos, pressão arterial alta, respiração curta e sentidos mais nítidos.
Qualquer situação, seja ela boa ou ruim, quando causa alterações no organismo, é uma fonte de estresse.
( por: Redação Minuto Saudável.
( por: Redação Minuto Saudável.
Índice – neste artigo você irá encontrar as seguintes informações:
- O que é estresse?
- Tipos de estresse
- Causas do estresse
- Sintomas do estresse
- Diagnóstico
- Tratamento para estresse
- Convivendo
- Prevenção do estresse
Tipos de estresse
Os estímulos que causam o estresse são chamados de fatores de estresse ou estressores. Esses estressores podem ser classificados de diversas formas diferentes:
Estressores críticos
São gerados por acontecimentos, bons ou ruins, que exigem reestruturação profunda na vida do indivíduo, causando reações afetivo-emocionais de longa duração. Exemplos desses acontecimentos são casamentos, nascimento de filhos, acidentes, mudança repentina no estilo de vida ou rotina, entre outros.
Estressores traumáticos
Causados por acontecimentos que ultrapassam a capacidade do indivíduo de adaptação, ocasionando traumas, como choques emocionais e problemas sociais.
Estressores cotidianos
São acontecimentos do dia a dia, como problemas de saúde, problemas de aceitação, nervosismo passageiro, problemas do trabalho em geral, problemas de relacionamento, problemas de sono, entre outros.