ALBÂNIA onde há perseverança há esperança...

Para os Muçulmanos que buscam...

Para os Mulsumanos que buscam... IsaalMasih.net

8 de out. de 2009

DASMA, CASAMENTO ALBANÊS....

Hoje participei de um casamento aqui na ALBANIA..

Muito me impreciona a forma e costumes tradicional milenar que acompanha este abençoado povo... POVO SHQIPITAR (povo albanês).

Ao chegar no local  (casa da noiva) fomos todos muito bem recebidos pelos familiares da mesma. Observação!!! Eles fazem festa separadamente. Na casa da noiva e na casa do noivo simultaneamente durante todas as noites  da semana que antecede o casório...
Após sermos super bem recebidos pelos familiares, e beijarmos todos os homens ali presentes rsrsr, nos separaram homem para um lado e as mulheres para outro lado...
Me ofereceram cigarro (tradição na Albânia colocada pelos otomanos..., obviamente recusei...) depois me trouceram uma chícara de café e uma taça de "rraki" (cachaça pura de uva...) que também não fui obrigado a tomar...
Cada gesto tem um signioficado nesta cultura..
Ao me ofereceram cigarro,  estão dizendo que somos adultos e temos responsabiliade, e ao nos oferecerem o tal famoso "rraki", estão oferecendo algo que eles mesmo produziram e fizeram como de tradição...
Bom, depois começou algumas músicas bem altas e ao vivo ao estilo do norte do país...
Homens e mulheres dançam a vontade juntos demosntrando alegria e felicidade pelo casamento...
O melhor estava por vir rsrsrsr...
Dado um momento, todos os homens casados entraram dentro da casa, em uma sala  grande com tapetes por todos os lados e principlamnet no chão e ali fizemos alguns comprimentos e depois nos foi servido um prato de salada, carne, legumes, conservas, pão etc... depois de comermos muito, me ofereceram a cabeça de um carneiro assado, metade para mim e a outra metade para o patriarca da família...
Aqui na ALBANIA, quando se faz isso significa que o vizitante mais ilustre é aceito como se fosse parte da família. rsrsr no caso eu srsrr...
Foi muito bom e comermos muito... derrepente entram com mais um prato cheio de carne do carneiro, e depois outro prato de sopa, depois um prato de sobremesa e depois outra sobremesa etc...
UFAAAA...
Não aguentava mais comer,  quando me falaramn que eu tinha que comer a cabeça todinha rsrsrsr...
Bom Ficamos algumas horas nesse terceiro dia de casamento...
Imagino como será daqui ha 2 dias quando será a oficialização do casório em um local bem grande com todos os convidados ..
Abraços..

Nenhum comentário: